Home / Cultura

Cultura

A cidade tem origem histórica ligada à família de Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont.

Em 1879, Henrique Dumont adquiriu a Fazenda Arindeúva, mudou-se com a família e em dez anos de trabalho ininterrupto, a Fazenda Dumont, que assim passou a chamar-se, tornou-se uma propriedade agrícola modelar e Henrique Dumont, devido aos 5 milhões de pés de café em plena produção existente em sua propriedade, era chamado “REI DO CAFÈ”, que também foi responsável pela vinda de muitos imigrantes italianos. Em 1891, Henrique Dumont já muito doente, vendeu a fazenda para a Companhia Melhoramentos do Brasil que em 1894 foi transferida para um grupo de capitalistas ingleses que constituíram a “Dumont Coffe Company”, conservando o nome do fundador, não só como justa homenagem, mas também à projeção que esse nome mantinha nos mercados de café. Com a crise cafeeira, a propriedade foi se desintegrando e os imigrantes italianos, antigos colonos, foram comprando pequenas áreas onde hoje se conservam as mesmas famílias. Resulta daí a etnia do povo Dumonense, formado essencialmente de italianos.

A vida política e administrativa de Dumont, teve início em 24/12/1948 pela Lei nº 233, levando Dumont, da categoria de povoado para Distrito. A completa instalação da sub-prefeitura só se efetivou no final de 1953.A autonomia política e administrativa foi conquistada em 08/12/1963.

Através da Lei nº 8092 de fevereiro de 1964, Dumont passou a ser Município e a instalação deu-se em 21/03/1965.Dumont tem sua economia voltada á cultura da cana-de-açucar, do amendoim e a indústria e comércio dos produtos derivados deste.

Scroll To Top